30 motivos para visitar a Festa Nacional da Uva

Por:
Foto: Luiz Chaves

Foto: Luiz Chaves

A organização da Festa Nacional da Uva 2014, em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, enumerou 30 razões pelas quais vale a pena aproveitar os últimos dias do evento.

Confira:

1. Exposição de Uvas

Um doce cheiro de uvas invade o Centro de Eventos. O aroma vem dos belos frutos dos 318 expositores que participam da Exposição de Uvas Premiadas da Festa Nacional da Uva 2014. A mostra das frutas reúne exemplares das variedades, como Bordô, Isabel, Itália, Rubi e Niágara.

2. A beleza das Soberanas

Eleitas em agosto de 2013, a Rainha Giovana Crosa e as Princesas Gabrielle Debastiani e Karina Furlin são o rosto de divulgação da Festa da Uva 2014 e já percorreram inúmeros roteiros. Durante a Festa, elas recepcionam o público no estande da Comissão Comunitária, interagem e tiram fotos com os visitantes. Se você der sorte, poderá encontrar a Rainha Giovana no volante dos carrinhos elétricos, entre o trajeto de um compromisso e outro.

3. O carinho das Embaixatrizes

Junto das Soberanas, as Embaixatrizes são responsáveis por acolher o público. Elas guiam os estudantes, fotografam com os turistas e distribuem medalhas e coroas para as crianças. A divulgação não para!

4. Réplica de 1885

Uma das atrações mais tradicionais da Festa da Uva e do Parque de Eventos, a Réplica de Caxias 1885 reserva muitas surpresas aos visitantes. Além de conhecerem a Caxias de 1885, representada nas 18 casas, uma igreja e um coreto, o espaço oferece agência de turismo, venda de produtos coloniais, lanches típicos e café colonial; Museu da Água; Museu do Lixo e Museu do Comércio; e artesanato. Diariamente, são realizadas ambientações com grupos de teatro e apresentações musicais.

5. Espetáculo Som & Luz

O espetáculo conta a história da imigração em Caxias do Sul com um belíssimo show de luzes e vozes. O teatro remete a uma Caxias do Sul em 1885, quando foi ocupada pelos imigrantes italianos, com poucas construções – 18 casas, uma igreja, um coreto e o Salão Paroquial. A estrutura do espetáculo Som & Luz tem uma área de 712 metros quadrados, com arquibancada coberta e numeradas, proporcionando mais conforto aos espectadores.

6. Salão Paroquial

Comida típica italiana: o cardápio inclui sopa de agnoline, carne lessa com pien e pão, maionese de batatas, radicci com pancetta, tortéi, massa com molho de frango, galeto, polenta frita e sagu com creme. Tudo isso o visitante encontra no Salão Paroquial, Além do cardápio de almoço e jantar, os visitantes têm à disposição tábuas de frios, sanduíche colonial, suco de uva integral, queijo, salame e copa. O Salão Paroquial funciona diariamente, no almoço e jantar, a partir das 11h e custa R$ 35 por pessoa.

7. Bodegão

Um espaço que revive a memória e os costumes dos imigrantes italianos. O Bodegão ofecere lanches e produtos coloniais, além de venda de artesanatos. Durante a semana, funciona das 14h às 18h.

8. Cicloparque

Estão à disposição dos visitantes 20 bicicletas para um passeio especial pelo Parque de Eventos da Festa da Uva. Para retirar a magrela é preciso entregar um documento de identificação ao monitor, retirar a bicicleta e seguir o passeio. Além do trajeto traçado na Alameda, o visitante pode aproveitar e conhecer atrativos como o Jesus do Terceiro Milênio.

9. Sabor da Festa

O projeto Sabor da Festa apresenta aos visitantes do Parque de Eventos os diferentes tipos de uva cultivados na Serra Gaúcha. Além de degustar a fruta, os participantes acompanham vídeos e explicações sobre cada variedade. Os cursos, com duração de 30 minutos, ocorrem no Pavilhão 2, nas segundas a sextas-feiras, às 15h30min e aos sábados e domingos, às 15h30min, 17h e 19h. Mais informações e agendamento através do telefone (54)3290.3800.

10. Ateliê Gastronômico

No estande da Fecomércio/RS, o público da Festa da Uva confere oficinas de gastronomia gratuitas. São 45 cursos de capeletti com farinha de semente de uva, lombo de porco com chutney de uva, torta de uva com chocolate, crepe com calda quente de vinho tinto, pão com farinha de semente de uva, entrecot com molho merlot, entre outras. As inscrições devem ser feitas com antecedência mínima de um dia, no estande da Fecomércio/RS ou pelo e-mail senaccaxias@senacrs.com.br. As oficinas têm capacidade para 30 pessoas e duram cerca de 45 minutos, no Centro de Eventos. Mais informações pelo telefone (54) 3225.1666.

11. Praça de Vinhos

O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares Região Uva e Vinho e a Escola de Gastronomia da UCS, com apoio do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), oferecem 35 cursos, coordenados pelo sommelier Arlindo Menoncin. Em um espaço de 900 metros quadrados, localizado na área central do Pavilhão 2, os visitantes degustam vinhos e acompanham explicações sobre a bebida. No espaço, são divulgadas, ainda, ações do Dia do Vinho, que acontece de 23 de maio a 1° de junho. No período, mais de 200 estabelecimentos estarão envolvidos na programação. A aula tem duração de uma hora, com turmas de 20 pessoas. Os cursos são gratuitos. As inscrições podem ser feitas no local ou pelo telefone (54) 3021.5422.

12. Mirante e a Degustação de Uvas

Provar a saborosa uva, geledinha, cultivada pelos agricultores de Caxias do Sul e região. Tudo isso com uma vista privilegiada da cidade de Caxias do Sul. O Mirante fica no Pavilhão 2 e, nesta edição, conta com um diferencial: o Palco Mix, que reúne o melhor da música caxiense.

13. Programação Cultural

São mais de 300 artistas locais e regionais, em uma programação que iniciou no dia 20 de fevereiro e segue até o dia 9 de março. Nos diversos palcos espalhados pelo Parque, na Alameda, entre as Réplicas… é cultura e diversão para todos os gostos!

14. Jesus Terceiro Milênio

Inaugurado em 2004, o Monumento Jesus Terceiro Milênio observa a cidade do alto, imponente e belo. Construído pelo caxiense Bruno Segalla, têm em seu interior o Memorial Ateliê Zambelli, que contempla o melhor da arte sacra.

15. Shows Nacionais

Nomes que reuniram, até agora, mais de 98.500 pessoas: Cláudia Leitte, Maria Gadú, Bruno e Marrone, Thiaguinho, Chimarruts, Reação em Cadeia e Strike e Amado Batista. Os shows ocorrem no Espaço Multicultural, com uma infraestrutura completa para atender ao público. Nesta sexta-feira, a cantora Paula Fernandes sobe ao palco. Já no sábado, os mineiros da banda Jota Quest animam a Festa da Uva.

16. Passeio de Helicóptero

Nada melhor para conhecer a cidade do que um passeio lá no alto. O passeio de helicóptero custa R$ 95 por pessoa e é realizado de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, e nos sábados e domingos, das 9 às 18h.

17. Café com Arte

Um espaço que reúne conforto, beleza e arte. O café funciona diariamente e oferece aos visitantes uma parada estratégica com qualidade e bom gosto.

18. Praça de Alimentação

Opções em alimentação não faltam no Parque de Eventos da Festa da Uva. O Mapa Gastronômico auxilia os visitantes e turistas a encontrarem os pontos de alimentação dentro do Parque de Eventos. Além disso, totens informativos estão por todo o local, com informações sobre bares e restaurantes.

19. Vivências das Olimpíadas Coloniais

Aos sábados e domingos, em frente à Réplica de Caxias do Sul de 1875, os visitantes podem vivenciar os antigos hábitos dos colonos. Provas como amassar uva com os pés, debulhar milho e corrida de cariola divertem o público. As Vivências ocorrem sempre às 16h, nos fins de semana.

20. Espetáculos teatrais

Diversos grupos teatrais de Caxias do Sul estão fazendo a alegria do público durante a Festa da Uva. São intervenções cênicas durante o passeio que visam integrar o visitante ao espírito da celebração.

21. Diretoria de Juventude

Localizado no Centro de Eventos, o estande da Diretoria de Juventude alia inovação, música e muita alegria. Quem passar por lá pode conferir durante os fins de semana os happy hours com as casas noturnas integrantes do projeto Fazendo a Festa e garantir sua pulseira de desconto nas melhores baladas.

22. Expositores

A Festa da Uva abre espaço para expositores da região e de todo o Brasil na Feira Agroindustrial. São 400 expositores distribuídos em espaços divididos entre os Pavilhões 1 e 2 e Centro de Eventos. O público terá a oportunidade de conhecer produtos de diferentes setores como Indústria, Serviços, Veículos Automotivos, Máquinas e Equipamentos Agrícolas, Agroindústrias, Shopping Rural, Comércio Multisetorial e Alimentação.

23. Lounge da Diversidade

Localizado no Pavilhão 1, o Lounge da Diversidade é um espaço onde são disponibilizados aos visitantes serviços de manicure, penteado, maquiagem. Os adoradores do chimarrão também podem contar com a distribuição de erva mate e água quente. Uma poltrona real também está instalada neste espaço, proporcionando aos visitantes a possibilidade de posar para uma foto, como se fossem uma verdadeira Rainha. O Lounge é uma ação da Secretaria Municipal do Turismo com parceria do Sistema Fecomércio e Erva Mate Jacutinga. Os serviços oferecidos são totalmente gratuitos.

24. Sabor de Aventura

Em parceria com a Florybal, a Festa da Uva apresenta o espaço Sabor de Aventura, onde a garotada pode sentir na pele as emoções de desbravar um mundo habitado por dinossauros e, claro, muita uva. São 560m² planejados, especialmente, para receber crianças de até 10 anos com inúmeras atividades lúdicas. Entre as brincadeiras há trem elétrico, escorregador de árvore gigante com mirante, casinha com árvore e túnel, conjunto de panela gigante com ilustrações para pintar, gangorra de dinossauro, pracinha de descanso e teatro de bonecos. O Parque, com capacidade para 560 pessoas e entrada gratuita, ocupa um espaço no Pavilhão 1.

25. Vila dos Distritos

A Vila dos Distritos, localizada no Pavilhão 2, é uma verdadeira viagem no tempo. Os imigrantes e as principais atividades dos nossos antepassados são revisitados no espaço que tem atraído a atenção dos visitantes. No local é oferecida degustação de pães, cucas, chimia e geleia de uva, polenta brustolada e linguiça, tudo feito na hora. O melhor do artesanato e um antigo Bodegão também marcam presença.

26. Memorial Festa da Uva

Localizado atrás do Espaço Som & Luz, o Memorial conta a história da Festa da Uva por meio de fotografias e acervos. Ali estão eternizadas também as rainhas e princesas de edições anteriores, bem como os presidentes de antigas Festas. Um totem de Adélia Eberle, primeira rainha da Festa, simboliza o início de uma história de mais de 80 anos que constantemente se renova.

27. Magia do Abraço

No pórtico de acesso ao Parque de Eventos, os visitantes são recepcionados por um carinhoso abraço, simbolizando a alegria e a hospitalidade de Caxias do Sul. O abraço é uma demonstração de afetividade e de carinho verdadeiro para com os visitantes. Neste espaço, as pessoas tem acesso a informações sobre os roteiros, passeios turísticos, hospedagens entre outros. O espaço reserva apoio ao turista e cadeiras de rodas que são disponibilizadas gratuitamente.

28. Mostra Fotográfica das Embaixatrizes

Sucesso de público, a Mostra Fotográfica que reúne as 25 candidatas ao título de Rainha e Princesas da Festa da Uva 2014, lançada em junho de 2013, ocupa um espaço especial entre a exposição de Uvas no centro de eventos. As imagens de Odacir Scalco trazem as meninas em um retrato de antigos costumes italianos.

29. Padaria das Colônias

Poder levar para casa um pão quentinho, cuca de uva e grostoli colonial. Tudo isso o visitante encontra na saída do Pavilhão 1, na Padaria das Colônias. O local dispõe ainda de mesas e cadeiras para quem desejar degustar os produtos.

30. Mostra Monumento ao Imigrante

Audiovisual com mais de 20 personagens, contando histórias dos bastidores dos Monumentos ao Imigrante, o primeiro erguido em Nova Milano em 1925 e o segundo Monumento Nacional ao Imigrante, inaugurado há 60 anos, durante a Festa da Uva de 1954, com a presença de Getúlio Vargas. Em um estrutura de cinco monitores, os personagens conversam entre si e criam o envolvimento da plateia com episódios históricos de significado forte. Roteiro de José Clemente Pozenato e argumento de Cleodes Piazza. Sessões de meia em meia hora, gratuitas, no Memorial Festa da Uva.



ComentÁrios