Galópolis preserva construções dos imigrantes

Por:
galopolis1

Galópolis é um distrito localizado a 10 quilômetros do centro de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha. O lugar surgiu em 1892 com a chegada de italianos vindos de Schio, província de Vicenza, região do Vêneto.

O motivo da imigração deu-se por consequência de um movimento grevista dissolvido à força pelo Estado em favor da classe patronal. Insatisfeitos com a redução salarial, 308 tecelões partiram em direção ao Brasil, dos quais muitos se fixaram no Rio Grande do Sul.

galopolis2

O grupo que se estabeleceu em Caxias do Sul encontrou, no primeiro momento, alternativa de trabalho na agricultura. Na 5ª Légua, os experientes operários da indústria têxtil se depararam com a abundância de água nas quedas do vale Arroio Pinhal, perfeita para gerar força hidráulica. Eles organizaram uma rudimentar tecelagem em forma de cooperativa.

Em 1904, o empreendimento ganhou impulso com o investimento de Hércules Galló em modernização do lanifício. O nome do bairro é uma homenagem ao italiano.

galopolis3

Para atrair mão de obra externa foram construídas habitações para os trabalhadores, inicialmente em madeira. Aos poucos, foram substituídas por unidades de alvenaria de tijolos.

Na foto abaixo, a Igreja Matriz, tombada como patrimônio histórico do município. No topo, está a imagem de Nossa Senhora de Pompéia.

galopolis4

Atualmente, a região administrativa de Galópolis conta com aproximadamente 6.800 habitantes.

Foto 1: Flicrk/Jakza
Foto 2: Flickr/Felipe Torrezini
Fotos 3 e 4: Divulgação/Prefeitura Caxias do Sul



1 comentÁrio

  1. Neusa alves Forner

    Boa noite, moro em Galopolis a mais de 30 anos, tive o previlegio de morar por varios anos em uma casa desse estilo, infelizmente, elas foram destruidas, ficavam na BR 116. Hoje , essas casa, que estao ai nas fotos devem ser preservadas pelo patrimonio historico.Temos tambem, outras casas do mesmo tipo e idade no bairro, que a prefeitura deve olhar com mais carinho antes que seus moradores alterem o visual delas.Amo Galopolis.(Jardim da Serra)Grata/Neusa


Deixe o seu comentrio